domingo, 27 de fevereiro de 2011

oq é yu-gi-ho?

Yu-Gi-Oh!, Yu-Gi-Oh! Duel Monsters no Japão, é um anime criado por Kazuki Takahashi. O sucesso veio do mangá, sucesso absoluto na Shonen Jump, e um tempo depois nasceu o jogo. Um jogo de cartas misto com RPG, seguindo os passos de Magic: The Gathering, popularmente o estilo chamado de TCG (Trading Card Game). O mangá é publicado no Brasil pela editora JBC.

Enredo

Há 5000 anos atrás (3000 na versão original), no antigo Egito os faraós e outros líderes egípcios disputavam jogos que incluiam monstros e magia. Esses jogos foram ficando mais poderosos e causaram uma guerra que ameaçou destruir o mundo inteiro. Então um faraó aprisionou o poder em 7 relíquias místicas, marcadas com o olho do milênio. Com o tempo essas relíquias foram se espalhando pelo antigo Egito. Hoje, um menino chamado Yugi Muto ganha de seu avô um quebra-cabeça de ouro chamado Enigma do Milênio, e descobre que é uma das relíquias do milênio. E depois que o monta ganha poderes incríveis, incluindo um espírito que habita dentro do enigma, Yami Yugi, de origem misteriosa. Por outro lado, Yugi é profissional em um jogo de cartas chamado Monstros de Duelo, inspirado nos antigos jogos egípcios, e como as relíquias contém os poderes dos jogos das trevas, tem extrema ligações com eles. Contudo Yugi passa por diversas situações, envolvendo Monstros de Duelo, as Relíquias do Milênio e várias outras coisas.

Principais regras de duelo:

Regras básicas

* Pontos de Vida (Life Points) são os pontos que determinam o quanto resta do jogador, sua vida;

* Existem três tipos de cartas: Monstro, Mágica e Armadilha;


*As cartas Monstro são as principais cartas, que contém Pontos de Ataque (Attack Points) e Pontos de Defesa (Defense Points), algumas dessas cartas possuem habilidades especiais (efeitos), e alguns deles também podem se fundir. Algumas cartas de monstros são azuis e só podem ser invocadas por uma carta mágica de ritual. As cartas de monstros roxas só podem ser invocadas fundindo monstros. As cartas monstros com 5 ou 6 estrelas só podem ser invocadas com um sacrifício de outro monstro em campo. As cartas monstros com 7 ou mais estrelas só podem ser invocadas com dois ou mais sacríficios.
*As cartas Mágicas são cartas que fazem algum poder ou habilidade no jogo, protegem, equipam os montros, além de dezenas de funções;
*As cartas Armadilha são usadas para pegar o oponente de surpresa de uma forma inesperada, dando vantagem ao jogador. São geralmente colocadas viradas para baixo.

* As cartas podem ser colocadas de duas formas;


* Viradas para cima, que permite a jogada instantênea e aparição do monstro no campo de batalha, sendo livre para atacar e defender. Cartas mágicas se ativam viradas pra cima;


* Viradas para baixo, que permite proteção à identidade da carta, se for um monstro nesta posição ele tem obrigatoriamente de estar no modo de defesa. Essa forma e geralmente usada para Armadilhas;

Regras importantes


A principal forma de vencer é fazer com que os pontos de vida do oponente acabem, ou seja, que cheguem a zero. O número de pontos de vida iniciais apareceu de diversas formas, nos mangás e nos filmes é 4000, já nos animes é 8000 (ou 2000 na primeira temporada). Mas o jogador também pode ser vencido se não tiver mais cartas disponíveis par ajogar.

Cada jogador possui um deck principal formado por um mínimo de 40 cartas, sem limite máximo. Em alguns jogos o limite é 80. Também é possível ter um deck paralelo (side deck), composto obrigatoriamente de 15 cartas que em princípio ficam fora do jogo. Entre os duelos, o jogador pode substituir qualquer carta do seu deck principal por qualquer outra do deck paralelo, alterando dessa forma suas possibilidades estratégicas durante a partida.

O duelo é realizado em uma área de jogo composta de sete partes distintas. Cada jogador possui sua própria área de jogo. As principais partes da área são aquelas reservadas para as cartas de monstros e para as cartas de magias e armadilhas, ambas com espaços para cinco cartas. Também há áreas paras as cartas de campo, fusão, deck, cemitério e cartas removidas do jogo.

As cartas de monstros são utilizadas para ataque ou defesa, tirando pontos de vida do seu oponente ou evitando que ele tire pontos seus. As mágicas e armadilhas tem inúmeras funções diferentes usadas para te dar vantagem ou reduzir a vantagem do oponente. As cartas de fusão são roxas e frazem parte de um deck especial, só entram em campo fundindo-se dois ou mais montros usando cartas como "polimerização" ou "poder do vínculo", entre outras, o que resulta em monstros mais poderosos. Cartas de campo são aquelas que afetam toda a área de jogo, dando vantagens ou desvantagens extra para os monstros que estão em jogo dependendo do seu tipo ou atributo. O cemitério é o local para onde vão todas as suas cartas destruídas, porém recuperáveis com as cartas certas. E as cartas removidas do jogo são cartas que não mais serão usadas nesse duelo pois estão mais além do cemitério, recuperá-las é muito difícil, existem pouquíssimos meios de fazer isso.Pois existe campeonatos de yu-gi-oh de verdade, os comentarios que Lucas Ferreira ganhou o campeonato de 2009

Fases

Uma rodada consiste, resumidamente, das seguintes fases:

* DRAW (sacar): O jogador da vez pega uma carta do topo do seu próprio deck;
* STAND-BY (fase de espera): Pequeno tempo entre a fase anterior e a próxima. Alguns efeitos de monstros, cartas mágicas ou armadilhas acontecem exatamente nesta hora;
* MAIN 1 (fase de jogar 1): O jogador altera sua área de jogo, adicionando uma carta nova e/ou mudando as posições das cartas já em jogo de ataque para defesa ou vice-versa. Ele pode optar ainda por ativar uma carta de monstro ou de magia ou colocá-la virada para baixo na área de jogo, preparada para ser utilizada mais tarde. Convém lembrar que só se pode invocar um monstro por vez em invocação normal (normal summon) exceto por efeitos de monstros, cartas mágicas ou armadilhas que podem fazer com que se possa chamar outro, sendo tratado como uma invocação especial (special summon);
* BATTLE (batalha): Se o jogador quiser, pode começar a fase da batalha, onde os ataques e defesas dos monstros, magias e armadilhas são utilizados pelos dois jogadores, resultando em uma eventual perda de pontos de vida para qualquer um deles ou para ambos;
* MAIN 2 (fase de jogar 2): Após a batalha o jogador pode alterar sua área de jogo, como na MAIN 1, preparando-se estratégicamente para a rodada do adversário: se não atacou nem moveu certos monstros pode mudar sua posição de ataque para defesa e vice-versa, pode usar mais cartas mágicas e armadilhas;
* END (fim): a rodada é terminada. Alguns efeitos de monstros, cartas mágicas ou armadilhas acontecem exatamente nesta hora;
* O outro jogador inicia sua rodada.

Deck

A regra básica é manter seu deck enxuto, priorizando a qualidade das cartas e não a quantidade. Lembre-se que quanto mais cartas você tiver, menores serão suas chances de pegar aquela sua carta fortíssima que pode decidir a partida. Uma boa opção é utilizar entre 45 e 50 cartas.

Procure construir um deck coerente e equilibrado, onde os pontos fortes de algumas cartas complementam as fraquezas de outras. O ideal é que metade do seu deck seja dedicada a monstros e a outra metade às cartas de magia e armadilhas. Evite colocar uma quantidade desproporcional de magias em relação a monstros ou vice-versa, pois você poderá ficar vulnerável na defesa ou possuir um ataque fraco demais. Para um deck de até 50 cartas, o ideal é ter de 20 a 25 monstros.

Construa seu deck paralelo de forma que você possa aumentar consideravelmente seu poder ofensivo ou seu poder defensivo, dependendo da situação da partida. Ele deve ter cartas capazes de mudar radicalmente o seu estilo de jogo e surpreender o adversário. É muito importante que as cartas do deck paralelo propiciem boas combinações com a maior parte das cartas do seu deck principal.

Evite encher seu deck de monstros de nível 5 ou superior, pois eles requerem que você mande um monstro seu para o cemitério como tributo antes de utilizar tais monstros de nível alto. Dê preferência aos monstros de nível 4, que são razoavelmente poderosos e não precisam de tributo para serem utilizados. Se você tiver bastante monstros de nível baixo, fica mais fácil sacrificar um deles para utilizar um monstro mais poderoso.

Mangá


Em Julho de 2006, a Editora JBC começou a publicar o mangá original de Kazuki Takahashi. A periodicidade é mensal e o formato seguirá o original japonês (Tankōbon, que possui em média 200 páginas). Além disso, o mangá usará os nomes americanos.

Imagens:

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http://thecia.com.au/reviews/y/images/yu-gi-oh-1.jpg

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